Olá, amigos! Eu tenho uma lista de livros que quero ler este ano apenas porque vai sair adaptação nos cinemas ou nos Streamings e Verity foi um deles. Não sou muito dos suspenses como vocês já sabem, mas me rendi ao hype dessa obra e vim aqui contar para vocês o que achei.
Sobre o livro
A história é narrada por Lowen, uma escritora de editora pequena que, após passar seis meses trancada em casa cuidando da mãe acamada com câncer, recebe a convocação do seu agente para uma reunião presencial com uma nova editora. Este primeiro frame já foi chocante porque ela vê um acidente no caminho e a forma como ela o descreve já me fez quase desistir do livro, porque, sim, eu sou cagona de medo e, no fim, não era nada demais e eu prossegui a leitura. Após uma longa negociação, ela aceita a proposta de escrever a continuação de uma série de livros iniciada por outra autora muito famosa, a qual se encontra em estado vegetativo e, por isso, não pode finalizar a história. Porém para fazer essa continuação, ela precisa pesquisar os materiais iniciais das obras na casa da família, casa esta onde diversas tragédias aconteceram. Ao chegar lá, ela se depara com um manuscrito autobiográfico da Verity que traz revelações terríveis sobre a morte de suas filhas e sobre o casamento dela em si. O final é ambíguo e deixa para o leitor a liberdade de acreditar no que quiser. SOCORRO!
Minha opinião
COM SPOILERS
Apesar de ter sentido muita angústia ao ler o livro, a escrita foi tão viciante que eu não conseguia parar. Porém, certamente, eu não me tornarei uma leitora assídua de suspenses, porque eu enojada ao ler o manuscrito, ao ver descrições tão detalhadas de como assassinar um criança Acho que não tenho estômago para histórias tão pesadas, mas entendo quem gosta do gênero, porque, de fato, é algo que te envolve, que te faz querer resolver o mistério e que te faz ficar pensando na obra por dias e dias a fio. Faz uma semana que terminei o livro e até hoje eu fico aqui pensando no final, pensando nas provas para acreditar no manuscrito ou na carta. Enfim, é realmente instigante. Dito isso, eu acredito que o manuscrito é real, que, de fato, tudo que está lá aconteceu, por conta de algumas evidências, como
- a foto com a cicatriz da Harper que aparece no início
- alguns trechos em que o Jeremy menciona a dificuldade da Verity com uma das meninas
- o trecho em que o Crew cai sobre a faca no quarto de Verity
- o fato de o Crew nunca ter mencionado que havia planejado fugir com a mãe após a morte dela
- uma mãe amorosa jamais conseguiria narrar fatos tão cruéis sobre os próprios filhos apenas para um experimento
- Se a intenção da Verity era fugir, por que estragar o disfarce encarando a Lowen?
- Por que não pedir ajuda a enfermeira ou à própria Lowen?
Todavia, apesar de acreditar que a Verity era má e perversa, não acho que a carta seja totalmente mentirosa. Acredito sim que o Jeremy tenha jogado o carro contra a árvore e que ele ficou louco após ter descoberto toda a verdade. Acredito que a Verity manipulou a verdade tanto no manuscrito quanto na carta e que a loucura dela enlouqueceu a todos, deixando o Crew um mini psicopata, a Lowen paranoica e o Jeremy assassino.
Compre aqui: https://amzn.to/4mncLBM
Avaliação: 4,5 ⭐️