Olá, amigos! Há tempos uma amiga querida fica no meu pé para ler A empregada, finalmente atendi ao pedido dela e li ao livro antes de sair a adaptação nos cinemas. Spoiler: também já assisti ao filme e amei.
Sobre o livro
Em A empregada, conhecemos Millie, uma jovem, ex-presidiária, que está em liberdade condicional e precisa de um emprego e de moradia fixa para se manter fora das grades. Ela encontra uma oportunidade na casa de uma família rica, chefiada por Andrew e Nina. No entanto, no momento em que ela aceita o emprego, a patroa apresenta diversos transtornos de personalidade, abrindo caminho para uma história cheia de mistérios, reviravoltas e suspense.
Minha opinião
A partir daqui, tem spoilers.
Primeiramente, quero ressaltar que a escrita da Freida, de fato, é muito viciante. Isso quer dizer que é boa? Não. Sinceramente, achei bem fraca, não sei se foi porque eu tinha acabado de sair de O morro dos ventos uivantes e talvez isso tenha influenciado minha percepção, mas não me atraiu tanto. Porém, a história do livro é boa, é intrigante, foi uma leitura até divertida, o que me surpreendeu, já que eu estava esperando sentir medo, por ser um suspense e, na verdade, eu dei muitas risadas.
Eu passei o livro inteiro desconfiada do Enzo, até que, enfim, as coisas foram se esclarecendo pra mim, aquela criança era assustadora e a Nina representou muito bem o papel de maluca. Achei o desenrolar da trama muito bom. O Andrew me enganou bem em um primeiro momento. Achei a Millie uma safadinha e o Andrew também, afinal, se eles não tivessem traído a Nina nada do que aconteceu teria acontecido, enfim…
O final me deixou bastante incomodada, eu achei aquela punição com os livros muito sem noção e gostei de terem mudado isso no cinema, colocaram algo mais plausível e compatível com a maldade do Andrew. A forma como ele morre também ficou melhor no filme do que no livro, achei que foi uma mudança positiva. Por fim, aquela resolução com a policial, tanto no livro, quanto no filme, eu achei muito forçada. Do nada, algum parente da ex-namorada dele é policial e vai livrar todo mundo da cadeia? Forçado pra caramba. Mas é isso. Faz sentido, tenho consciência de que eu estava lendo um livro bobo, então há licença poética pra isso.
Dito isso, eu gostei mais de Verity e, sim, acho a escrita da Collen Hoover melhor que a da Freida.
Compre aqui: https://amzn.to/4pR4VTR
Avaliação: 3,5 ⭐️
