Olá, amigos! Ando meio sumida por aqui, né? Eu sei, perdão por isso. A rotina anda excessivamente corrida, e estou contando os dias para conseguir voltar a ler sem parar. Mas vamos ao que interessa.
A adaptação de De Férias com Você pela Netflix acabou sendo o empurrão que faltava para eu dar mais uma chance à Emily Henry. Confesso que não gostei muito de Leitura de Verão e, por isso, nunca me animei a mergulhar nas outras obras da autora que já tenho na estante. Ainda assim, resolvi tentar.
Sobre o livro
Em De Férias com Você, conhecemos Poppy e Alex, dois amigos que se conhecem ainda na adolescência e passam a viajar juntos todos os verões. Eles são completos opostos: Alex é reservado, ranzinza e extremamente responsável, alguém que precisou amadurecer cedo por conta das obrigações familiares. Já Poppy é alegre, expansiva, espontânea e vem de uma família barulhenta e pouco preocupada com regras ou etiquetas sociais.
Ao longo dos anos, os dois constroem uma amizade sólida, que funciona como um porto seguro para ambos, sempre ignorando aqueles “5%” de tensão romântica que insistem em pairar no ar. Até que, como era de se esperar, o inevitável acontece.
Minha opinião
Para mim, essa foi uma leitura apenas ok. Tenho a sensação de que a Emily Henry tem boas histórias nas mãos, mas escolhe, repetidamente, a forma menos eficiente de contá-las. Talvez você esteja se perguntando: “como assim, Bianca?”. Eu explico.
A narrativa é construída com um excesso de flashbacks que, muitas vezes, pouco contribuem para o desenvolvimento da história no presente. Essas idas e vindas no tempo acabaram enfraquecendo a minha conexão com o agora, tornando a interação do casal no presente rasa e pouco envolvente. Como consequência, até mesmo as aparições dos personagens ao longo da obra parecem perder impacto. Além disso, logo no início é criado um grande mistério em torno do que teria acontecido na viagem à Croácia, algo tratado quase como um ponto de ruptura irreversível. No entanto, quando finalmente descobrimos a verdade, a revelação é: não aconteceu nada realmente relevante. Achei frustrante, especialmente pela expectativa criada.
Outro ponto que me incomodou foi a falta de um conflito claro que justificasse o fato de Poppy e Alex nunca avançarem da amizade para um relacionamento. É evidente que existe interesse e abertura de ambos os lados, não há um obstáculo sólido que impeça esse passo. Isso enfraqueceu o drama e tornou parte do enredo pouco convincente.
Esses mesmos problemas foram mantidos na adaptação da Netflix, mas, na tela, a dinâmica dos flashbacks parece funcionar melhor do que no livro.No fim das contas, De Férias com Você não foi uma leitura ruim, mas também passou longe de ser memorável. É uma boa história, contada de forma mediana — e que poderia ter sido muito mais envolvente com escolhas narrativas diferentes.
Compre aqui: https://amzn.to/4c0z9PZ
Avaliação 3⭐️
